3. Sepro Lab

Sepro Lab

Comunicado à imprensa Oct 16, 2019

Sepro Lab na K 2019 permite que os visitantes explorem conceitos de dados inteligentes e serviços digitais 4.0

A Sepro Group, fornecedor global de robôs e sistemas de automação para transformação de plástico por injeção, dedicou uma sessão especial de seu stand na K 2019 para conceitos inovadores e serviços digitais. Denominado ‘Sepro Lab’ o espaço permite aos visitantes ver e avaliar alguns dos desenvolvimentos digitais mais avançados da empresa, incluindo o novo Visual Dashboard (painel de produção) que captura dados das operações do robô para ajudar a melhorar a eficiência geral da fábrica. Os visitantes poderão também explorar as versões mais recentes do OptiCycle, um sistema de otimização automático do ciclo do robô e o Live Support, um aplicativo de assistência à manutenção. A Sepro está no corredor 12, stand A49 da maior feira de plásticos do mundo realizada em de 16 a 23 de outubro em Messe Dusseldorf na Alemanha.

Dados inteligentes para transformadores

Na operação normal, o controle do robô coleta automaticamente diversos dados da máquina injetora e de sua própria operação. Sob esse ponto de vista, os robôs Sepro são como sensores inteligentes e seus dados podem ser usados para calcular, em tempo real, a eficiência geral do equipamento (OEE), um KPI (Indicador-chave de desempenho) essencial para a medição da produtividade de uma fábrica .

“Robôs e IMMs não coletam os mesmos dados,” explica Jean-Laurent Lagadic, Diretor de P&D de Eletrônicos na Sepro Group. “A máquina injetora coleta dados de seus próprios processos, já que ela opera no centro do sistema de automação da célula de produção. O controlador Visual do robô Sepro consegue adicionar os dados produzidos por toda a célula (injetora e periféricos) às suas próprias medições. Por exemplo, o robô consegue medir a taxa de peças aprovadas e rejeitadas produzidas pela célula.  A conectividade superior fornecida pelo controle Visual permite que a Sepro ofereça o que o cliente precisar de fato para criar a fábrica de transformação do futuro.”

Durante a Feira K, a Sepro coletará dados das duas máquinas de injetoras em operação no stand. Na área Sepro Lab, os visitantes conseguirão visualizar os KPIs em um Visual Dashboard no controlador do robô. No futuro, esses dados poderão ser usados como parte de um programa de manutenção preditiva. O sistema consegue reunir dados de várias máquinas injetoras em uma única plataforma chamada Visual Plant, de forma que os transformadores possam avaliar o desempenho de toda a fábrica. As informações podem ser adicionadas ao MES (Sistema de execução de manufatura) existente ou apresentadas em um computador autônomo, como demonstrado no stand da Sepro na Feira K.

“Há outros sistemas disponíveis para fazerem várias atividades como essas,” comenta Xavier Lucas, Diretor Executivo de Vendas, “mas nem sempre eles estão abertos, muitas vezes podem ser caros ou difíceis de usar ou ainda dependerem de controladores avançados das injetoras. Por outro lado, o Visual Dashboard e o Visual Plant podem fazer isso facilmente reunindo os dados de produção de todos os robôs Sepro na fábrica. E isso é feito com o equipamento existente. Mesmo robôs mais antigos podem ser monitorados se tiverem controles Visual. Tudo isso em tempo real.”

Otimização de ciclo e suporte técnico

A Sepro Lab na K 2019 também oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar as versões mais recentes de dois outros desenvolvimentos de controle, incluindo o OptiCycle, um assistente de controle que ajuda técnicos inexperientes a criar programas otimizados para os robôs, garantindo assim o ciclo mais rápido possível para toda a fábrica. OptiCycle pode reduzir os tempos de ciclo do robô no molde em até 40 % e reduz os ciclos totais de moldeagem por injeção em até 5 %, proporcionando assim o aumento de produtividade correspondente. Uma segunda inovação de controle é um aplicativo de dispositivo inteligente chamado Live Support que simplifica e acelera o acesso do cliente ao suporte técnico da Sepro e à assistência para a localização de falhas. O aplicativo conecta os clientes e os técnicos de serviço da Sepro, transmitindo informações precisas e em tempo real a partir do robô, agilizando com isso a solução de problemas e reduzindo o tempo de parada. Além disso, o aplicativo é compatível com comunicação por voz ou por vídeo, usando uma linha direta específica, a qual já está disponível na França (das 6:00h às 22:00h) e que será oferecida aos clientes Sepro no mundo todo nos próximos meses.